sábado, 2 de abril de 2011

A "Evolução" dos usuários da Internet

              Vasculhando a rede encontrei a charge abaixo e achei o conteúdo bastante curioso.
          A charge não mostra apenas a evolução da internet, mas a transformação do próprio usuário. A facilidade com que temos acesso às informações da web nos tornou viciados em dados. Parece que o importante é ter os dados, mesmo sem saber muito bem o que fazer com eles.
          Acessar as fotos ou os textos de qualquer zé ninguém se tornou algo banal, pois, na maioria das vezes, o próprio conteúdo postado é banal - fotos, textos estúpidos sobre grupos e redes sociais, vídeos com músicas de qualidade questionável, etc. Qual a graça nisso? Os mais vidrados na rede desenvolvem um ego tão grandiloquente que passam a acreditar piamente que todos os seus contatos dariam tudo para ver suas fotos comuns e iguais a milhões de outras postadas.
          A coisa é tão curiosa que fenômenos de rede como o MSN perderam bastante da sua magia. A maioria das pessoas que conheço entra do messenger por puro vício, mas sem a menor intenção de interagir com alguém. Eu, por exemplo, já faço a conexão no modo invisível, justamente para não me comprometer com uma conversa muito longa. Se vejo alguém interessante conectado, então passo para dar um alô. Depois imaginei o seguinte: se todos da minha lista pensam como eu, então jamais nos encontraremos conectados. Portanto, por que dispor dessa ferramente se não a utilizo?
          Gostaria de conhecer a opinião dos usuários e seguidores deste blog sobre os usos e desusos da Internet. Fala ai, brother!!

Luciano Simões

3 comentários:

  1. Luciano, a imagem no blog de origem (Sticky Comics) na verdade refere-se a um personagem "Forever Alone" que falha em todas as tentativas de socialização. Também mostra paralelamente a "moda" de interação pela internet na linha do tempo. Mas gostei da tua interpretação. Informação banal (como o Zangeff boy), cantores de qualidade lamentável (Rebbeca Black). Também tem o lance do MSN entrar automaticamente (as vezes atrapalha até) Outro ponto tocado é o modo Invisível no msn. De 2010 pra frente, pode-se até ficar invisível apenas para determinadas pessoas (um novo "bloquear"). Com esse recurso só resta saber se a "pessoa interessante" te acha interessante! E agora Luciano!

    ResponderExcluir
  2. RSRSRS!!! Cara. Acho que minha turma me acha um porre, uma vez que raras são as vezes em que eu entro no MSN e encontro alguém on-line. Achei a imagem em um superblog: o CHONGAS. Interpretei o "nadismo" - existe essa palavra? - por trás de certas modas criadas na WEB. Mas tenho certeza que rola muita coisa louca e interessante no cyberspace!!! Até a próxima.

    ResponderExcluir