terça-feira, 12 de abril de 2011

ESCHER: A GEOMETRIA IMITA A ARTE

          Maurits Cornelis Escher (1898 - 1972) foi um artista holandês que ganhou notoriedade pela suas obras pouco convencionais. Seu estilo gráfico se caracteriza pelo aparente abuso das formas geométricas, criando paisagens distorcidas e cheias de ilusão de ótica. Vale a pena apreciar algumas imagens. Olhe com atenção, mas sem se preocupar em compreender.

Ascending and Descending

Belvedere


Sky and Water

Encounter

House of Stairs

Magic Mirror

          Pesquisando sobre Escher, descobri que o recente A Origem, estrelado por Leonardo DiCaprio, utilizou bastante dos jogos ilusórios do artista holandês na produção de efeitos especiais.

A Origem, 2010


           Descobri, também, que o clipe Around the World, do Daft Punk, foi inspirado na obra Encounter. Contudo, a minha descoberta predileta foi a influência de Escher nos games: a fase bônus do joguinho Sonic, The Hedgehog, da Sega, foi inspirada na obra Sky and Water. Muito massa!

Sonic, The Hedgehog - um clássico. Morra de inveja, Mário.
           
          Para finalizar, Daft Punk - Around the World.



7 comentários:

  1. Nunca --"Never forever"-- Sonic é melhor que Mário! Prova disso a serie deixou de ser exclusiva do videogame Sega ainda que esse fosse mais $"popular"$ (há!).Isso é péssimo pois a linha Sonic está desfalcado na era Nitendo (só estou enchendo!). Mas minha nota vai para o pedido no inicio do post. Prestar atenção e tentar entender é no que consiste a ilusão. Se estivessemos no plano 3D acabaríamos "caindo fora" da ilusão e por conseqüência deixaremos o labirinto criado pela nossa mente. É estranho mas nossa visão consiste justamente nos erros nos olhos (segundo a Gallileu (eu acho) do mês passado) Uma viagem mesmo! Ei Luciano, aumenta os textos ai cara, tá ficando com preguiça de escrever, é?! hahahah

    ResponderExcluir
  2. Ah, qual é, Danilo. Mário NUNCA será melhor que Sonic. Fala sério!!! Sonic é adrenalina, desde as musiquinhas hipnóticas até as fases bônus. Mas confesso que mário é SUPER. No meu entendimento, é uma franquia muito mais poderosa que SONIC. Enfim, Sonic é Sonic. rsrsrsrs!!! Você já leu sobre o mito de MAYA dos hinduístas? Eh bem próximo ao que vc escreveu. Maya eh a deusa da ilusão. Mas a deusa, porém, não ilude as pobres almas mortais - somos nós mortais eh que nos iludimos quando confundimos o que vemos com uma possível realidade. É como vc escreveu: "Prestar atenção e tentar entender é no que consiste a ilusão". Me esforçarei para aumentar o tamanho do texto. Eh que eu quis enfatizar as imagens do Escher.
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Eu ja vi o "house of stairs em vários lugares, mas em especial, em um dos meus filmes prediletos "o labirinto"( não e o do fauno ). Lançado em 1986 nos EUA., esse filme marcou minha vida, sério. Aqui a ficha do filme > http://www.autobahn.com.br/filmes/labirinto.html
    Eu adoro ilusões de ótica (Não sei porque...) indico esse site > http://buratto.org/otica/ deem uma olhada, não vão se arrepender

    ResponderExcluir
  4. Concordo com ao Luciano, Mario não tem o mesmo apelo do Sonic não. Veloz, mais dinamico, mais engraçado e por fim, mais divertido fase a fase.

    Quanto ao Escher, poucos foram e são até hoje,os artistas que trabalham em 2D que conseguem dar essa noção multiplnos em suas obras. Além do que, Escher é um exímio conhecedor de jogos de claro-escuro, fazendo as figuras "claras" serem plano principal e as "escuras" plano secundário se você olhar para as "claras" primeiro, mas se você olhar para as "escuras", imediatamente as "claras" viram plano de fundo. Sky and Water são prova disso, Encouter também e há uma que não recordo o nome, mas é com salamandras e que é fantástica também.

    Há um projeto em andamento que culminou com uma recente exposição de obras de Escher em computação gráfica. Bem que podiam trazer para cá, já não dá mais para aguentar tanta exposição de arte contemporanea...

    ResponderExcluir
  5. CARACA!! Já pensou ver Escher com efeitos de computação. Se em 2D já é uma viagem...

    Tai a dica do Lord. "O Labirinto". Deve ser aquele com o David Bowie. Um clássico.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro Sonic, tanto qur foi meu primeiro jogo de Wii (OOooo...) Mas eu tenho um trauma do porco espinho a algum tempo...
    Eu fui visitar o sítio de um amigo do meu pai, e o filho dele tinha o imortal sonic 3, eu como um bom gamemaniaco começei a jogar junto com o moleque, então começou a chover, mas aqueeeeela chuva, não me importei muito quando de repente, caiu um raio por perto e eu levei um baita choquezão do controle... desde esse dia a SEGA ficou meio obscura pra mim.
    Mas ainda adoro xDD

    ResponderExcluir
  7. RSRSRSRSRS!!!! Foi mesmo uma experiência eletrizante com o porco espinho. Sonic 3 eh um muito legal, mas acho Sonic and Knuckles mais complexo. Viva Sonic, depois o Mário. Até porque o joguinho com o Yoshi é muito massa.

    ResponderExcluir