domingo, 20 de março de 2011

Harry Potter e os Paradoxos da viagem no tempo


A viagem no tempo sempre foi objeto de enorme fascínio nos filmes de ficção científica e literaturas do gênero. Filmes como De volta para o futuro e O Planeta dos macacos tornaram-se clássicos por explorar a viagem no tempo. A saga Harry Potter também explorou a idéia no filme Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, de 2004. Em certa parte do filme, Hermione manipula o tempo para que ela e seus amigos consigam cumprir parte de suas missões impostas pelo determinismo dos fatos.
Cena do filme Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban

Quero muito postar um texto sobre viagens no tempo, mas gostaria, também, de conhecer a opinião dos frequentadores desse blog sobre o tema. Você acha que é possível viajar no tempo? Você gostaria de fazê-lo? E se pudesse voltar, você alteraria algum fato inusitado de sua existência? Viajar no tempo e alterar a sequência das coisas não violaria o sagrado direito do Livre Arbítrio? Responde ai, vai! Temos tempo.

Luciano Simões

4 comentários:

  1. Acho que seria um paradoxo enorme! Somos fruto de nossas escolhas. Se alterarmos nossas escolhas alteraríamos o que somos. Se alteramos o que somos já não seriamos os mesmos após essa mudança (passaríamos a ser outra pessoa). Se passamos a ser outra pessoa, a nossa pessoa anterior terá passado a nunca existir, mas se foi essa pessoa anterior que voltou no tempo e mudou a escolha (se tornando outra pessoa), como pode alguém que nunca existiu ter mudado o destino de alguém? Não pode! Então eu voltaria a ser a pessoa anterior que deseja mudar aquela escolha e tentaria novamente. Isso deveria criar um ciclo que ultrapassaria a barreira do próprio tempo. O resultado seria a linha do tempo mais embaralhada que a cabeça de quem acabou de ler isso!

    ResponderExcluir
  2. CARACA, brother!! Gostei. Você antecipou algo fundamental que colocarei na próxima postagem: nossas escolhas diante do tempo que nos resta.
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Acho que se houvesse a possibilidade de voltar no tempo não deveríamos ultilizá-la de modo particular, e sim de modo histórico humanitário. Por exemplo, evitar os precedentes que deram origem às grandes guerras, ou só conhecer e estudar povos antigos, Gregos, Romananos, Maias, etc. Seria, literalmente, uma viagem. Mas, é claro, é só meu ponto de vista filosófico/cultural meio distorcido falando.
    Abraços, Professor.

    ResponderExcluir
  4. Seria realmente complicado e indevido viajar no tempo. Como foi colocado, somos frutos de nossas escolhas, aprendemos com elas, acertos e erros são conseqüências do nosso livre arbítrio. Se tentarmos mudar uma ação nossa, não estaríamos mudando a nós mesmos? então se vamos nos mudar, porque não pegamos aprendizados de ontem e executamos hoje? se fizermos isso, no amanhã, não teremos essa tamanha vontade de viajar no passado para mudar uma situação. Porque ja teríamos começado hoje pra um amanhã feliz. Como disse Chico Xavier: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".

    ResponderExcluir